24 junho 2010

Mundial 2010, dia 13 e 14



Ontem terminaram os grupos C e D. No grupo C, confirmaram-se as minhas expectativas e passaram EUA e Inglaterra. Os EUA tiveram que sofrer até aos 91m pelo golo do Donovan que lhes deu a vitória por 1-0 sobre a Argélia, mas acabaram no primeiro lugar do grupo. A Inglaterra ganhou 1-0 à Eslovénia, que se teria qualificado se os EUA não tivessem ganho e que terá confiado em demasia nessa possibilidade...
Os outros jogos de ontem foram o Alemanha - Gana que terminou com a vitória dos alemães por 1-0 e o apuramento das duas selecções, com a Alemanha em primeiro e o Gana em segundo. No outro jogo do grupo, a  Austrália obteve a sua única vitória neste Mundial e impediu a Sérvia de continuar em prova. O resultado final foi 2-1 e um empate a dois golos teria dado o apuramento aos Sérvios.
Nos oitavos de final, haverá um EUA - Gana e um muito interessante Alemanha - Inglaterra. Aposto em Gana e Alemanha para se qualificarem para os quartos de final.

O melhor golo de ontem foi o do Ozil da Alemanha. Também gostei do segundo da Austrália, do Holman.






Hoje, dia de São João, completou-se a primeira fase para os grupos E e F. Os jogos das 15h foram do grupo F, em que aconteceu a maior surpresa do dia, a eliminação da Itália, o que significa que o campeão não será o mesmo de há quatro anos. A Itália perdeu 3-2 com a Eslováquia, que nesta jornada passou do último lugar para o segundo lugar do grupo e garantiu o apuramento. Foi um jogo muito emotivo, especialmente nos ultimos minutos, a Itália reduziu para 2-1 aos 81m, a Eslováquia fez o 3-1 aos 89m, a Itália o 3-2 aos 92m... e acabou o jogo com uma oportunidade para fazer o 3-3 que teria apurado os campeões de 2006!
O outro jogo do grupo foi um longo bocejo entre Paraguai e Nova Zelândia e terminou 0-0. Na sua segunda participação, a Nova Zelândia conseguiu o feito de terminar o campeonato do mundo sem derrotas (e também sem vitórias), em vez das três derrotas que tiveram em 1982. Na próxima ganham os três jogos... ou não!
O Paraguai terminou em primeiro do grupo, mas ainda não me convenceu. Acho que tiveram a sorte de calhar num grupo que se revelou fraquinho. A Itália foi um desastre neste Mundial. Duvido que as equipas deste grupo cheguem longe.
Os jogos das 19h30 foram do grupo E. A Holanda, tal como a Argentina no grupo B, terminou com 9 pontos. Os Holandeses, que já estavam qualificados, ganharam 2-1 aos Camarões e aproveitaram para poupar energias a pensar no jogo dos oitavos de final que será com a Eslováquia. A meio da segunda parte, o Robben voltou a jogar, e ainda chegou a tempo de fazer a jogada para o 2-1 da Holanda. De todas as equipas que jogaram hoje, a Holanda é a maior candidata a ganhar o Mundial.
O outro jogo deste grupo foi o duelo entre Japão e Dinamarca. À partida, tinham as duas os mesmos pontos, e quem ganhasse garantia o apuramento. Em caso de empate passavam os japoneses. Apesar de o empate ser suficiente, o Japão mostrou maior vontade de ganhar e venceu a Dinamarca por 3-1. O Japão chegou ao 2-0 à meia hora de jogo, depois de dois livres directos bem marcados, e a Dinamarca nunca mostrou futebol para dar a volta ao jogo. Ainda reduziram para 2-1 aos 81m, mas uma bela jogada do Honda, o melhor jogador em campo e autor do primeiro golo, aos 87m permitiu ao Japão fazer o 3-1 final.
Nos oitavos de final haverá um Holanda-Eslováquia, em que espero uma vitória dos Holandeses, mesmo sabendo que os eslovacos são uma boa equipa, como ficou hoje demonstrado com a vitória sobre a Itália. Também haverá um Japão - Paraguai, em que desejo uma vitória japonesa, porque a) os japoneses jogam de azul e b) no paraguai há um jogador de um clube que eu não gosto!.

Hoje foi um dia com bons golos. Pela esperteza, o melhor foi o terceiro da Eslováquia, do Kopunek, a aproveitar muito bem um lançamento de linha lateral. Também gostei do segundo da Itália, do Quagliarella, e dos golos de livre japoneses pelo Honda e pelo Endo.



Amanhã termina a primeira fase do Mundial e joga outra vez Portugal, às 15h, contra o Brasil. Espero o apuramento e não sei se é melhor o primeiro ou o segundo lugar do grupo...

Sem comentários:

Enviar um comentário