14 julho 2007

Spoon, parte 1 de 3



Os Spoon são uma banda norte-americana de Austin, Texas e formaram-se em 1994. Dos Spoon fazem parte Britt Daniel (voz e guitarra), Jim Eno (bateria), Rob Pope (baixo) e Eric Harvey (teclados, guitarra, percussão, coros). Escolheram este nome, não porque que gostassem muito de comer sopa, mas porque admiravam um canção chamada Spoon da banda alemã Can.
Já contam com 6 álbuns de originais, Telephono (96), A Series of Sneaks (98), Girls Can Tell (01), Kill The Moonlight (02), Gimme Fiction (05) e Ga Ga Ga Ga Ga (07).
Como qualquer banda, os Spoon foram influenciados pelo trabalho de outros. Por isso, foram comparados, especialmente nos primeiros álbuns, a Pixies, Sonic Youth, Wire, Gang of Four, Pavement e Nirvana.
Não nego que são tudo boas influências, no entanto como só acontece às bandas que são realmente boas e originais, os Spoon souberam libertar-se e desenvolveram ao longo de uma carreira de qualidade crescente, um som que os identifica e que não é uma cópia do som de nenhuma banda ou estilo em particular.
A especialidade dos Spoon são canções viciantes, verdadeiros diamantes pop, canções curtas (em 6 álbuns oficiais, apenas três canções dos Spoon ultrapassaram os cinco minutos), elaboradas com muito cuidado, em que a voz de Britt Daniel é acompanhada de forma meticulosa e sem desperdicios por uma banda com as doses certas de criatividade para conseguir criar canções aparentemente fáceis de esquecer, mas que na verdade são tão catchy que uma vez apanhados no seu feitiço é dificil ignorá-las.

Neste momento, em termos de popularidade, os Spoon estão na fronteira entre o universo indie e o mainstream. É possivel que se tornem mega populares com o álbum editado este ano. Mas também pode não acontecer, já que não é a primeira vez que se prevê a "explosão" dos Spoon. O futuro dirá. E isto do universo indie é cada vez mais relativo, não faltam fãs aos Spoon, que não estão a começar e já levam uma carreira consolidada, que tem vindo a acumular fãs álbum após álbum. Nem sempre é fácil traçar a linha entre o indie e o mainstream. Por exemplo, os Arcade Fire são indie?

Mas o que é que interessam teorias sobre a popularidade? Nada.
O que interessa mesmo é a música... e por isso, para dar a conhecer os Spoon a quem ainda não esteja a par desta magnifica banda, aqui fica uma selecção de canções que mostra um pouco da evolução dos Spoon desde a estreia com o Telephono até ao mais recente álbum, o Ga Ga Ga Ga Ga, que tem garantido o prémio de título mais original do ano - nem que seja apenas na categoria dadaísta -...se alguém atribuir prémios para isso!
Há mais canções dos dois últimos álbuns, porque foram esses que me atrairam para os Spoon. Foi com o Gimme Fiction que descobri os Spoon, um álbum que se tornou um dos meus favoritos de 2005. Este ano, com o sexto álbum de originais, os Spoon confirmaram as minhas expectativas. O Ga Ga Ga Ga Ga é mesmo bom!


Spoon Playlist:
All the Negatives Have Been Destroyed (Telephono), Metal Detektor (A Series of Sneaks), Everything Hits At Once (Girls Can Tell, The Way We Get By e All the Pretty Girls Go to the City (Kill The Moonlight), I Summon You, The Two Sides of Monsieur Valentine e I Turn My Camera On (Gimme Fiction) e Don't Make Me a Target, The Ghost of You Lingers e The Underdog (Ga Ga Ga Ga Ga).

Quanto a videoclips e concertos ao vivo, ficam para as colheradas dois e três.

Spoon Links:

Página com o Ga Ga Ga Ga Ga em streaming no site da Merge Records: http://www.mergerecords.com/gagagajuke/
Não sei quanto tempo lá estará, permite ouvir qualquer uma das faixas do novo álbum.

Site oficial dos Spoon: http://www.spoontheband.com

Entrevista a Britt Daniel em Julho de 2007: About the Album: Spoon's Ga Ga Ga Ga Ga
by Britt Daniel

Entrevista a Britt Daniel de 13 de Dezembro de 2006: http://gothamist.com/2006/12/13/britt_daniel_mu.php

Spoon @ Myspace: http://www.myspace.com/spoon

Spoon @ Last.fm: http://www.last.fm/music/Spoon

Sem comentários:

Enviar um comentário