21 maio 2007

Paypal Donation Button: Perguntas e Respostas

Sim, acrescentei um Paypal Donation Button ao 9-9. Está na barra de titulo, no canto superior direito de qualquer página do 9-9.

O que é um Paypal Donation Button?
É um botão, que permite a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, colocar dinheiro na conta de Paypal de alguém. Para mais detalhes, pode clicar-se no botão e explorar as opções (ninguém te leva dinheiro, por magia, se clicares no botão...)

A transacção é segura?
Sim, para detalhes sobre a segurança do Paypal pode consultar-se o Paypal Security Center

Vais vender alguma coisa no 9-9?
Não.

É preciso pagar alguma coisa para utilizar o 9-9?
Não.

Então, porque é que está aquele botão no 9-9?
É como está escrito no botão: Make a Donation. Quem quiser, pode dar-me dinheiro. É como uma caixa de esmolas virtual, e é mais confortável dentro de casa que na rua. É que no Inverno está frio e a chuva incomoda, e na Primavera/Verão passo muito tempo a espirrar por causa das alergias.

Porque é que alguém havia de te dar dinheiro?
Generosidade? Uma prenda de aniversário? Um presente de Natal? Reconhecimento do trabalho efectuado no 9-9? Vontade de se livrar de dinheiro em excesso? (Sergey Brin e Larry Page, vocês não vão ter tempo de gastar isso tudo...)

Porque é que não está nenhum valor especificado?
Eu não estou a vender nada, nem a colocar um preço no 9-9. A partir de 0,01€, qualquer valor é possível. Fica à vontade de quem quiser utilizar o botão!
Note-se que os valores de Shipping & Handling e Sales Tax serão sempre iguais a zero.

Estás à espera de receber?
Por uma questão de prudência e pessimismo inerentes à minha personalidade, não espero receber nada. Mas como quero combater esse pessimismo, coloco o botão numa perspectiva optimista de que a realidade engane as minhas expectativas.
É preciso não esquecer que a distribuição de rendimentos no nosso planeta é tão desigual, que pode ser que um dia um qualquer milionário acorde bem disposto e passe por aqui. Ou talvez, um daqueles nigerianos que, coitadinhos, têm milhões e milhões de dólares para distribuir e tão gentilmente nos enviam emails a pedir a nossa ajuda...

Em que é que vais gastar o que receberes?
Não sei, não faço planos com o que não tenho. Mas tenho imaginação que chegue para arranjar mil e uma maneiras de gastar o que receber...

Como faço para ter um botão assim?
Tens que estar registado no Paypal para poder ter um Paypal Donation Button. Caso estejas registado, e após fazer login, os passos são os seguintes: Clicar em "Merchant Tools" (é uma das opções na barra de menu colocada na parte superior da página). Depois de aceder ao menu "Merchant Tools", olhar para a zona central da página onde tem escrito "PayPal Website Payments Standard", e na caixinha ao lado onde está escrito "Key Features", clicar onde tem "Donations".
No menu "Donations", escolhem-se as opções - como o nome do serviço e o valor (não é obrigatório preencher), a moeda, o design do botão e as opções de segurança (eu preferi um encrypted button, por ser mais seguro) - e em seguida é só clicar onde tem "Create Button Now".
Em seguida aparecerá o código html, e basta fazer copy/paste para qualquer site/post/template/layout onde se queira ter o botão, para que fique operacional e pronto a receber dinheiro.

2 comentários:

  1. eu ate tenho blog para iste do paypal nao achas? como ta em ingles sempre poderei expandir o meu alcance de potenciais visitantes generosos :P

    ResponderEliminar