31 maio 2007

Notas sobre o Anderson

A saída do Anderson do FC Porto era, obviamente, uma questão de tempo. Claro que eu, e imagino que muitos adeptos, esperava por, pelo menos, mais uma época ao serviço do FC Porto. Mas agora o futebol evolui muito mais rapidamente. O FC Porto devia ter recusado o negócio? Não sei. O coração de adepto, que gosta de uma equipa forte em campo, diz-me que sim. A razão faz-me compreender o negócio. Um clube como o FC Porto precisa de uma transferência assim, de vez em quando, para ter as contas equilibradas. Pode-se especular que daqui a um ano ou dois, ele valeria muito mais. É possivel que sim... mas certezas não há. E também não há certeza de que apareceria um clube a fazer a proposta que o Manchester United fez agora. Há poucos clubes na Europa a fazer propostas deste nível e a gastar estes rios de dinheiro. Será que daqui a um ou dois anos o Abramovich ainda está no Chelsea? Quem consegue garantir isso?

Quanto ao facto de o FC Porto não ter substituto para o Anderson, convém lembrar que passamos esta época 6 meses sem ele, e a equipa aguentou-se bem. Não será pela ausência dele que deixaremos de lutar pelo tri, ou que não será possivel jogar bem.
Espero é que o dinheiro da transferência seja bem rentabilizado, para ter um plantel equilibrado... e já agora... podiam usar algum para oferecer a rescisão de contrato ao Alan. Fica aqui a sugestão!

A Champions League, com ou sem Anderson, não é uma competição fácil para nenhum clube. Não é realista afirmar-se que com o Anderson ganhariamos a próxima Champions, tal como não é afirmar que o Manchester United será campeão europeu em 2008, porque agora tem o Anderson e o Nani.

Temo que numa próxima vez, um jogador como o Anderson já nem sequer passe pelo FC Porto, e siga directamente de um qualquer clube brasileiro para o Manchester United ou outro semelhante.
Devemos apostar na formação, para ver se conseguimos arranjar craques como o Sporting faz. Acredito que seja possivel, visto que também temos excelentes condições, estamos sempre na luta pelo título nos escalões jovens e não há falta de jogadores do FC Porto nos diversos escalões etários da selecção nacional. É preciso apostar mais nos jovens jogadores quando fazem a transição para seniores!

Tenho curiosidade em saber qual é a ideia do Ferguson em relação ao Anderson. Será que vai "obrigá-lo" a encostar para uma faixa? (Se assim for, acho um bocadinho de desperdicio... vai ficar com Anderson e Nani para substitutos/suplentes do Giggs? O Ronaldo, obviamente, é elemento fixo.) Vai ocupar o lugar do Paul Scholes? Vai fazer dupla na frente com o Rooney?

4 comentários:

  1. Parece-me que a tendência do Man Utd (influenciada pelo Carlos Cueiros, e que já se vem notando desde para aí 2004) é passar do 4-4-2 para um 4-2-3-1, com três gajos soltos atrás do ponta-de-lança, onde não há posições fixas para extremos nem médios-ofensivos - foi aliás assim que jogaram nas duas eliminatórias com o Milan. E as contratações são também já a pensar na substituição de Giggs e Scholes, que dificilmente voltarão a ter temporadas como a última, em que joguem mais de 50% dos jogos a titular.

    Vejamos: Neville, Ferdinand, Vidic e Heinze (ou Evra); Carrick e Hargreaves; C. Ronaldo, Anderson e Rooney (na posição "falso-outside-left" de Ronaldinho, onde já foi testado várias vezes este ano); e um avançado que ainda não foi contratado, mas que acho poder vir a ser o Huntelaar do Ajax, já que o Ferguson não gosta do Fernando Torres.
    Como modulação, o Rooney na frente e o Nani na esquerda. E ainda com Scholes e Giggs de reserva para o esquema clássico.

    Deve ser tão bom ter dinheiro para isto tudo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudinho o que disseste à excepção de uma coisinha pequenina:

    "Um clube como o FC Porto precisa de uma transferência assim, de vez em quando, para ter as contas equilibradas."

    E digo eu agora que a razão faz-me não compreender o negócio. Onde páram os dinheiros das épocas fantásticas que o FCP? E não foi assim à muito tempo. O Derlei, o Ferreira, Carvalho, Maniche, Valente que foi mto bem vendido, até um brasileiro qualquer que havia na equipa b foi vendido por 3M€!! Eu se fosse adepto do FCP era uma pergunta que me fazia muitas vezes. Será que estamos assim tão necessitados?? Ou então outra coisa que já me lembrei é que o Andersson não poderá estar a 100%, ou ainda talvez mais plausivel a Gestifute embora minoritária no passe, poderia ter a palavra na altura da venda... Digo eu!

    E este foi o comentário mais longo da minha vida!

    ResponderEliminar
  3. Já para não falar na venda do Diego e agora do Hugo Almeida!

    ResponderEliminar
  4. Abel... Abel... contas de mercearia? Sabes bem que a maior parte do dinheiro dessas transferências é para reduzir o passivo. Há uns anos os clubes ignoravam os passivos e limitavam-se a afundar mais dinheiro na equipa de futebol (e provavelmente em proveito próprio...), hoje já não é bem assim. As contas são publicas, o clube está cotado em bolsa, o dinheiro não desaparece por magia. Há uma coisita grande chamada Estádio do Dragão (o estado pagou 25%... o resto é por conta do clube) e que eu saiba o FCP não tinha um cofre cheio de lingotes de ouro preparado para pagar o Estádio do Dragão. Além de que mesmo sem o pormenor do Estádio, os clubes portugueses estão sempre em crise, basta ver as contas deles.
    E mais vale um passaro na mão que dois a voar... e se o Anderson se lesionava outra vez?
    É aproveitar enquanto rende!

    É claro que isto me faz "odiar" ainda mais o Man Utd que não tinha nada que vir cá buscar o Anderson... mas enfim... c'est la vie!

    ResponderEliminar