18 setembro 2006

Clips #17: R.E.M. - Videoclips 82-87

Sendo o 9-9 um blog cujo nome é o título de uma canção de um álbum dos R.E.M., era uma falha não haver nenhum post dedicado a videos dos R.E.M..
Para colmatar essa lacuna, em grande estilo, e como a semana passada li/vi/ouvi várias notícias sobre os R.E.M. a propósito do lançamento da compilação (And I Feel Fine: Best of the I.R.S. Years 1982-1987 e do DVD When the Light is Mine... The Best of the I.R.S. Years 1982-1987 Video Collection), fica aqui um video por cada um destes 6 produtivos anos. E uma série de links para outros videos, incluindo um que não é dos R.E.M.!


R.E.M. - Wolves, Lower [1982]

É o primeiro videoclip dos R.E.M. É do EP Chronic Town, lançado em 1982. E é um belo video de estreia! Há muito uso de câmara lenta e close ups, o que aliado ao ritmo hipnótico da canção faz um conjunto excelente. Nos comentários no You Tube há quem diga encontrar semelhanças entre esta canção dos R.E.M. e a fase inicial dos The Cure, e eu acho que ouvindo a genial "A Forest" consegue-se perceber um pouco isso. Mas claro que não acho que se tenham copiado uns aos outros, terá sido apenas uma coincidência na fase inicial das duas bandas.




R.E.M. - Radio Free Europe [1983]

É no Murmur, o primeiro álbum dos R.E.M., que está a 9-9, a canção que dá nome ao blog. Mas também lá está a Radio Free Europe, uma canção de letra surreal. Daquelas que se acompanha a cantar, mas não se percebe exactamente sobre o que se está a cantar. Eu ainda não percebi, e duvido que alguém tenha percebido, além do Michael Stipe. E nesse mundo magnifico que é o YouTube, ainda há outro videoclip de uma canção do Murmur. É a preto e branco, nunca o tinha visto até hoje, e é o da Talk About the Passion.




R.E.M. - So. Central Rain [1984]

Esta canção é a trave mestra do segundo álbum dos R.E.M., Reckoning de 1984. E é daquelas canções que vou continuar a adorar, mesmo 1,000,000 de anos depois de morrer. Quem a ouve, não a esquece mais.




R.E.M. - Driver 8 [1985]

O álbum mais sombrio na fase anos 80 dos R.E.M. foi o Fables of the Reconstruction de 1985. Foi gravado no inverno de 1985, nessa cidade tão soalheira que é Londres, e isso nota-se bem ao longo do álbum. Aqui fica o video da Driver 8, uma daquelas canções que é fan favorite. É sobre maquinistas, comboios e campos de trigo, entre outras coisas. E para quem goste muito de R.E.M... também há video para a Feeling Gravity's Pull!




R.E.M. - Fall on Me [1986]

P: Será que há alguma canção sobre chuvas ácidas que seja boa?
R: Sim, a Fall on Me do álbum Lifes Rich Pageant de 1986 dos R.E.M.
E tal como houve um erro ortográfico no nome deste álbum - ficou "Lifes" em vez de "Life's", também há um erro ortográfico nas palavras que aparecem no videoclip - aparece "forsight" em vez de "foresight".




R.E.M. - It's The End Of The World As We Know It (And I Feel Fine) [1987]

Esta canção de titulo gigantesco encontra-se no álbum Document. Outra canção bem conhecida desse álbum é a The One I Love [video], mas eu gosto mais deste video. Gosto da desarrumação no video e da confusão que é a letra da canção! E de ver comentários no YouTube a dizerem "Is this the official video? Looks very home made.".

Sem comentários:

Enviar um comentário