15 dezembro 2009

Turismo Virtual #29: Cueva de los Cristales, Mina de Naica, México



Corria o ano de 2000 quando, a 300 metros de profundidade, ao fazer uma perfuração dentro da mina de Naica - onde se explora chumbo, prata e zinco - os irmãos mineiros Juan e Pedro Sanchez descobriram uma caverna enorme repleta de cristais.
A esse espaço foi dado o nome de Cueva de los Cristales e por lá se encontram os maiores cristais de selenite (uma variedade de pedra de gesso) do mundo, com o maior a atingir 11 metros de comprimento, 4 de diâmetro e 55 toneladas de peso.
O único inconveniente é que dadas as temperaturas a rondar os 44ºC e o grau de humidade perto dos 100%, não se consegue sobreviver dentro da caverna por mais de 10/15 minutos, a não ser que se utilize equipamento adequado, pelo que uma visita à Cueva de los Cristales teria que ser rapidinha! E convém ser um cientista numa qualquer expedição, pois este espaço não está aberto ao público.

Para mais informações, fotografias e vídeos recomendo visitas ao site da National Geographic, em Giant Crystal Cave e ao site do Proyecto Naica, onde destaco a galeria de fotografias e um pequeno filme.

Para terminar a apresentação da Cueva de Los Cristales, um vídeo que a National Geographic preparou para anunciar o programa dedicado a este espaço fenomenal.

Sem comentários:

Enviar um comentário