18 outubro 2009

Rolighetsteorin

O título deste post é o nome de uma campanha publicitária muito criativa que está a ser feita pela Volkswagen na Suécia. Significa qualquer coisa como "a teoria da diversão" e é a teoria de que a diversão é um motor que pode provocar mudanças nos hábitos e comportamentos das pessoas.
Há três vídeos feitos para a campanha que tentam demonstrar que as pessoas têm mais tendência a alterar os seus comportamentos se o fizerem de forma divertida.

O objectivo do Bottle Bank Arcade Machine é alterar o comportamento face à reciclagem de garrafas de vidro, transformando-a num jogo.


Vídeo: Bottle Bank Arcade Machine

Para levar mais pessoas a deitar o lixo fora sem o atirar para o chão, criou-se o contentor mais fundo do mundo.


Vídeo: The World's deepest bin

E o meu preferido dos três, a "escada piano". Isto será algures na Suécia, provavelmente junto a uma estação de metro ou coisa do género, onde ao lado das escadas rolantes, na escadaria normal foi instalado um sistema que as transforma num piano. O objectivo era que as pessoas subissem pelo piano em vez de optarem pelas escadas rolantes, o que as levaria a fazerem mais exercício físico quase sem darem conta.


Vídeo: Piano Staircase

Até 15 de Novembro estará a decorrer um concurso de ideias, em que se pretende que sejam descobertas mais formas divertidas de provocar a mudança nas pessoas. No mês de Dezembro as melhores ideias serão divulgadas. Acho que é só para suecos.

O site da campanha está em http://www.rolighetsteorin.se (em sueco) e também em http://www.thefuntheory.com (em inglês).

Sem comentários:

Enviar um comentário