04 junho 2009

Eu quero ser financiado pelo MPT.

Depois de ver os orçamentos de todos os partidos para as eleições europeias na página da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos no site do Tribunal Constitucional, fiquei com duas ou três dúvidas.

1 - Como é que no orçamento do MPT a rubrica de angariação de fundos atinge 1 milhão e meio de euros??? Saiu o Euromilhões a algum dirigente do partido? Há algum milionário em Portugal sem mais que fazer ao dinheiro? Porque é que não eu tenho quem me angarie fundos assim?

Para comparação note-se que se somarmos todas as rubricas de angariação de fundos nos orçamentos dos outros 12 partidos que concorrem a estas eleições chegamos a um total de apenas 565924 euros - que vão dos 600 euros do POUS aos 300 mil do PSD -, o que torna o valor de angariação de fundos do MPT ainda mais intrigante.

2- No orçamento do MMS há uma subvenção pública de 150 mil euros. No orçamento do MEP esse valor atinge os 312 mil euros. Porquê a diferença e porque é que estes movimentos têm direito a este dinheiro e os outros partidos "pequenos" não têm direito a nada?

3 - O orçamento do PPM só tem despesas. É por serem monárquicos, esqueceram-se da página das receitas, ou não há mesmo ninguém disposto a gastar dinheiro com o PPM?

ACTUALIZAÇÃO (10 DE JUNHO):
Reparei agora que o MPT no dia a seguir a eu fazer este post enviou um orçamento rectificativo e a rubrica de angariação de fundos passou a ser de 84 mil 150 euros. Bem me parecia que 1 milhão e meio de euros era muito!

2 comentários:

  1. nem o MMS nem o MEP receberam um cêntimo. Só receberão se atingirem um determinada votação.

    ResponderEliminar
  2. Ah, no caso do MMS e do MEP então aquilo é tudo optimismo orçamental?... Gostava de saber quantos votos serão precisos para receberem aqueles valores!

    ResponderEliminar