22 janeiro 2008

Charlie Wilson's War



Charlie Wilson' War
(Jogos de Poder)

É a história da Operation Cyclone, isto é, a forma como os Estados Unidos ajudaram o Afeganistão a derrotar a invasão da União Soviética. Com essa ajudinha, também contríbuiram de forma decisiva para o aparecimento de um senhor chamado Osama Bin Laden, mas esse assunto passa ao lado do filme.
Não há nada de muito dramático no filme, o Charlie Wilson conseguiu tudo o que queria sem grandes dificuldades. Se era preciso dinheiro, bastava um telefonema e tudo acontecia. Eu sei que o filme se baseia numa história verídica, mas duvido que tenha sido tudo tão simples, mas de qualquer modo, se o objectivo era contar como foi a participação dos Estados Unidos na guerra entre o Afeganistão e a União Soviética como se fosse uma história para miúdos de dez anos, acho que o conseguiram.
Os dois trunfos do filme são o bom humor presente nas interpretações de Charlie Wilson (Tom Hanks) e Gust Avrakotos (Philip Seymour Hoffman) e uma bela variedade de actrizes, onde se destacam a equipa de assistentes do Charlie Wilson - Shiry Appleby, Rachel Nicols e Amy Adams - e a adorável Emily Blunt, que entra em pouco mais de cinco minutos de filme, mas numa das cenas mais memoráveis (quer dizer... pelo menos para mim).

Sem comentários:

Enviar um comentário