27 dezembro 2007

Cenas de Cinema #12: The Sound of Music



O Música no Coração passou hoje à tarde na RTP1.
Apanhei o filme no momento em que a Dó-Ré-Mi estava a começar (e gostei de ver estes cinco minutos, apesar de não ter paciência para rever o filme) e confesso que fiquei maravilhado com a liberdade que o tradutor teve.
As legendas em português não tem relação nenhuma com o que é cantado.
Tenho pena de não conseguir encontrar a versão portuguesa, só consegui decorar algumas frases. Quando o filme passar de novo, na próxima época natalícia, eu prometo que completo as frases que não consegui decorar.

O refrão da Do-Re-Mi em inglês:

Doe, a deer, a female deer
Ray, a drop of golden sun
Me, a name I call myself
Far, a long long way to run
Sew, a needle pulling thread
La, a note to follow sew
Tea, I drink with jam and bread
That will bring us back to do...oh oh oh

...que nas legendas em português, se transformou em:

Dó, o que não quero que tenham de mim
Ré, (eu devia ter apontado isto para fazer o post)
Mi, metade da palavra milho
Fá, (não me lembro...)
Sol, o astro mais brilhante (ou qualquer coisa parecida com isto)
Lá, (esta também não sei)
Si, como o espanhol diz sim

Sem comentários:

Enviar um comentário