24 novembro 2007

The Delgados: Video Best Of

O post que está a ser preparado para ser publicado depois deste, fez-me lembrar o quanto adorava os Delgados.
Infelizmente acabaram em 2005, depois de editarem 5 magníficos álbuns, entre 1996 e 2005. Foi na altura da edição do terceiro álbum, The Great Eastern, no ano 2000 que os conheci.
Passaram ao lado de uma carreira de sucesso comercial, nunca tendo ultrapassado o estatuto de banda de culto, apesar da qualidade evidente dos seus trabalhos e de muitos prognósticos favoráveis da crítica. Ainda têm muitos fãs por conquistar, e este post é mais um contributo para que isso aconteça.

Para os recordar, e como não consigo escolher apenas uma canção deles aqui ficam os nove vídeos que os Delgados lançaram ao longo da carreira.
Tal como as canções, também os vídeoclips são muito bons, mesmo aqueles com um estilo mais amador.




Por ordem cronológica, podem ver-se nesta video playlist, os videoclips de:

- Under Canvas Under Wraps + Akumulator (Domestiques, 1996)

Os dois primeiros videoclips da carreira dos Delgados. Foram feitos um a seguir ao outro num hotel de Glasgow, ocupado à hora... ("Entire floors of the hotel were off limits with rooms curiously changing hands 'by the hour' if you catch our drift.", pode ler-se na descrição do video da Akumulator)
Sobre o Under Canvas Under Wraps, o primeiro videoclip que fizeram, dizem eles "Cobbled together with ridiculously little money, the idea was to recreate a Lynchian dystopia and although we tried our best, it came out as us dressing up in a hotel and acting like tits."

- Everything Goes Around The Water + Pull The Wires From The Wall (Peloton, 1998)

Para o segundo álbum os Delgados sairam do hotel e foram para a rua, para dois videoclips em ambiente nocturno. Uma das diferenças entre os dois videos, é que num deles o Paul Savage (o baterista da banda) aparece e no outro não ("This video actually features Paul. It wasn't originally in the brief but the use of some gaffa tape and a chair was the only way to get Paul to appear").

- American Trilogy + No Danger (The Great Eastern, 2000)

No The Great Eastern, para mim o melhor álbum deles, estas duas canções são maiores e melhores. Para os videoclips, a banda reduziu as canções. O video da American Trilogy foi filmado no velódromo de Manchester e é o meu favorito deles. O videoclip para a No Danger é a preto e branco e contêm umas dezenas de freiras a executar uma coreografia.

- Coming In From The Cold + All You Need Is Hate (Hate, 2002)

O video da Coming In From The Cold é o único em que não vejo nenhum elemento da banda. Tem despertadores e pizza. Por hoje, sinto que esta é mesmo a canção que gosto mais deles.
Por outro lado, o videoclip da All You Need Is Hate (canção que, obviamente, faz lembrar a All You Need Is Love) é aquele em que o Alun Woodward e a Emma Pollock mais aparecem.

- Everybody Come Down (Universal Audio, 2004)

O none e último video da carreira da banda. Bilhar, cerveja e boa disposição são os ingredientes.

Sem comentários:

Enviar um comentário