27 outubro 2007

Rescue Dawn

A história real da fuga de Dieter Dengler (magnificamente interpretado por Christian Bale), um piloto de aviação da Marinha dos Estados Unidos, de um campo de prisioneiros de guerra situado na belíssima e impenetrável selva no Laos, durante a "guerra secreta do Laos" (a guerra civil neste país asiático, uma espécie de ensaio da guerra do Vietname) é o tema do filme Rescue Dawn.
Aqui fica o trailer:


É baseado na vida do piloto alemão Dieter Dengler que em 1966, ao serviço da Marinha dos Estados Unidos, se despenhou na selva do Laos, durante uma missão.
Foi capturado e ficou num campo de prisioneiros de guerra, junto a outros 6 prisioneiros, os americanos Duane Martin e Eugene DeBruin, o chinês Y. C. To e os tailandeses Pisidhi Indradat, Prasit Promsuwan e Prasit Thanee (note-se que no filme, em vez de três tailandeses há só dois)

Eu gostei do filme, mas houve pessoas que não ficaram satisfeitas, nomeadamente os familiares de Eugene DeBruin e o Pisidhi Indradat, pois não concordam com a forma como o filme caracteriza algumas situações e pessoas, particularmente o Eugene DeBruin. Eu compreendo-os, visto que no filme o Eugene tem um ar paranóico e dá a sensação de ir ficar louco de vez a qualquer momento... bem diferente da descrição que os seus familiares dão no site http://www.rescuedawnthetruth.com/.
A propósito, uma entrevista com o Dieter Dengler sobre o Eugene DeBruin e o tempo que passaram no Laos (e não, no filme o Christian Bale não imitou o sotaque alemão do Dieter Dengler)



Há um comentário no vídeo acima, que afirma que o Dieter Dengler era familar de outro Dengler que se dedica à música, um tal de Carlos D, baixista de uma das melhores bandas americanas da actualidade, os Interpol (acho que esta é mesmo a que gosto mais deles).

Sem comentários:

Enviar um comentário