25 setembro 2007

Bandeiras preferidas #3, parte 3 de 3

As 6 primeiras da lista.

#06 - País de Gales



O País de Gales é um país? Pelo nome parece que sim. E é mesmo. Mas há por lá quem não goste mesmo nada dos ingleses - apesar de os ingleses andarem por lá desde o séc XIII - e que procura que o País de Gales saia do Reino Unido e se torne independente "sozinho". Apesar de terem a bandeira mais bonita dos quatro países que formam o Reino Unido, a bandeira do País de Gales é a única que não está representada na Union Jack!

#05 - Valónia



A Valónia é uma região federal da Bélgica a que correspondem as zonas francófonas (a maioria da região) e germanófonas do sul do país. Um terço da população da Bélgica vive nesta região que ocupa 55% do território belga. Ao contrário dos outros elementos da lista, constato a existência de movimentos integracionistas na Valónia - que procuram a união com a França - mas não detecto movimentos independentistas "puros".
(mas eu vou imaginar que existe algum, senão a bandeira não devia estar na lista...)

#04 - Balawaristan



Antes de fazer estes posts não tinha noção do número de movimentos que tentam criar países a partir da India e do Paquistão. Agora acho um milagre a existência desses dois países. Para os independentistas do Balawaristan, o seu país seria formado pelos Territórios do Norte do Paquistão, ou seja o extremo norte de Caxemira (aquilo a que os indianos chamam de Caxemira ocupada pelo Paquistão) e ainda pelo Baltistão (também no extremo norte de Caxemira e que faz fronteira com a região chinesa de Xinjiang - ver bandeira nº8 -) e também pelo Ladakh - mas no caso do Ladakh há outros movimentos independentistas (ver bandeira nº17).

#03 - Lombardia



A Lombardia é uma região do norte de Itália que tem Milão como capital. Tem 9,5 milhões de habitantes espalhados por uma área semelhante à região Norte de Portugal.

#02 - Magallanes



Rumo ao sul. Como se sentem marginalizados pelo resto do Chile, os habitantes de Magallanes, região no extremo sul do Chile que inclui o arquipélago da Terra do Fogo e o Estreito de Magalhães - a mais importante passagem natural entre o Atlântico e o Pacífico, e por onde Fernão de Magalhães passou na primeira viagem de circumnavegação no mundo -, chamam a sua região de Republica Independente de Magallanes.

#01 - Sulawesi



Sulawesi é uma ilha que faz parte da Indonésia, situada no norte do país.
É a 11ª ilha maior do mundo, com 174,600 km2 - quase o dobro de Portugal.
Anteriormente era conhecida por Celebes, o nome que os portugueses, os primeiros navegadores europeus a atingir a ilha, lhe deram quando a ela chegaram em busca de ouro no ano de 1525.

Sem comentários:

Enviar um comentário