23 setembro 2007

Bandeiras preferidas #2, parte 2 de 3

Mais seis belas bandeiras para continuar a série.

#12 - Sami



Os Sami estão espalhados pelo norte dos países nórdicos - Noruega (onde se encontra a maioria ), Suécia e Finlândia - e ainda pela península de Kola no extremo norte da Rússia. São cerca de 100 mil e são uma minoria na região que ocupam. A língua Sami tem cerca de dez dialectos. Tanto a Noruega, como a Suécia e a Finlândia reconheceram a especificidade dos Sami e estabeleceram parlamentos próprios para os Sami. O habitante mais famoso desta região tem barbas brancas e o hábito de distribuir prendas na noite de 24 de Dezembro.

#11 - Alasca



O Alasca foi o 49º estado a ser admitido nos Estados Unidos da América a 3 de Junho de 1959. A sua população é de cerca de 650 mil pessoas e destas cerca de 13 mil estão filiadas no Alaskan Independence Party.

#10 - Occitânia



A Occitânia corresponde ao sul de França (incluindo a totalidade ou parte das regiões da Provença, Drôme-Vivarais, Auvergne, Limousin, Aquitânia, Gasconha e Languedoc), ao Mónaco, à região do Vale de Aran no extremo norte da Catalunha e a algumas partes dos alpes italianos na zona de fronteira entre a França e a Itália. Em 1914, toda a população destas regiões falava a língua occitana (um idioma semelhante ao catalão, na mesma família de línguas que o português, francês e italiano), mas hoje em dia estima-se que o número de pessoas que a usam como primeira língua ande à volta das 500 mil pessoas, para uma população estimada de 14 milhões de habitantes. Para este declínio contribuiu muito a ilegalização da língua occitana em França, pois de acordo com a constituição francesa de 1958, o Francês é a única língua oficial do país.

#09 - Macau



Depois de passar 442 anos como uma colónia portuguesa, Macau tornou-se uma região administrativa especial da China em 1999. A wikipedia informa-me que um tal de New Macau Association será um partido que procura a independência de Macau, mas não consigo confirmar isto. O New Macau Association tem o site oficial apenas em chinês e por isso não faço a mínima ideia de quais sejam as ideias deles.

#08 - Turquistão Oriental



Corresponde à região autónoma de Xinjiang situada no noroeste da China. É maior região da China, com 1,6 milhões de km2 e 20 milhões de habitantes. O principal movimento que procura a independência do Turquistão Oriental face à China é o East Turkestan Islamic Movement e está classificado como uma organização terrorista com ligações à Al-Qaeda do Osama Bin Laden.

#07 - Córsega



A Córsega é uma ilha do Mar Mediterrâneo e é uma região administrativa da França. Além do Francês, também se fala a língua corsa (um idioma próximo do italiano) na ilha. Foi nesta ilha, em Ajaccio na capital da Córsega que nasceu Napoleão Bonaparte. Há movimentos que procuram a independência da Córsega de forma violenta como é o caso da Fronte di Liberazione Naziunale di a Corsica (classificada como organização terrorista pela França) e outros que o tentam pacificamente como o Partitu di a Nazione Corsa e o Corsica Nazione.
Terá sido Pasquale Paoli (1725-1807), um nacionalista corso (e um dos poucos estrangeiros com direito a um cenotáfio na Abadia de Westminster em Londres) que terá sugerido a mudança da fita na cabeça dos olhos para a testa de modo a que simbolizasse a libertação da Córsega (hoje em dia, deve andar às voltas no túmulo...)

Sem comentários:

Enviar um comentário