03 setembro 2007

Aye-Aye!


O animal visível na foto tem o genial nome de Aye Aye.
É natural de Madagáscar e é provável que a origem do nome esteja nos gritos de aviso dados pelas pessoas que os viam, já que o Aye Aye não tem grande reputação na ilha.
Apesar de ser o maior primata nocturno, o Aye Aye alimenta-se como um Pica-pau, usando o dedo do meio para buscar nozes, larvas, frutos, sementes e fungos nos buracos das árvores.
Sobre o Aye Aye há vários mitos que associam os Aye Aye à morte.
Há quem julgue, tal como os Sakalava de Madagáscar, que os Aye Aye são assassinos que entram à noite na casa das pessoas para as matar, espetando o dedo do meio na aorta das vítimas. Há quem veja no apontar de dedo do Aye Aye uma condenação à morte. Esta má reputação leva a que haja quem aconselhe a matar os Aye Aye assim que são vistos e estas crenças idiotas têm provocado cada vez mais mortes destes animais, que já são uma espécie em perigo de extinção.
Sim, é fácil de reconhecer que o animal tem um aspecto que assusta... mas daí até acreditar que é o Aye Aye que traz a morte... ai ai digo eu!

Para mais animais bizarros, fica aqui uma sugestão de leitura (com imagens, obviamente!):
25 of The World’s Most Interesting Animals

Destaco da lista o Star Nosed Mole, o Pink Fairy Armadillo, o Axolotl, o Blobfish, o Shoebill, o Yeti Crab e claro, o Aye Aye.

2 comentários: