03 setembro 2007

Arte ao acaso #2: Jenny Saville - Branded


Jenny Saville - Branded

1992 | Pintura a óleo | 213.4 x 182.9cm

É uma pintura da autoria da artista inglesa Jenny Saville.
Esta imagem no ecran estará longe de evidenciar a imponência desta obra com mais de dois metros de altura, pois imagino que seja algo para deixar de boca aberta quem a veja na sala de um museu, apesar de a ideia de ter esta obra nas paredes de casa não me agradar. Mas para conseguir comprar esta pintura, primeiro teria que ganhar o Euromilhões. E com praticamente um ano (ok, não jogo todas as semanas) sem acertar uma única vez, nem no último prémio, acho complicado ganhá-lo. Sim, apetece-me dizimar a tiros de bazuca quem mencione aquele dito popular que relaciona a sorte ao jogo e o azar ao amor e vice-versa. É treta.


Aproveito esta ocasião para quebrar a regra de apenas mencionar obras que estejam no livro e mencionar outra pintura de Jenny Saville, da qual gosto mais por me fazer lembrar de músicas que adoro.
Tem como título Strategy (South Face/Front Face/North Face) e foi usada na capa de um dos meus álbuns preferidos - The Holy Bible, lançado em 1994 pelos Manic Street Preachers.
A wikipedia disse-me ao ouvido que os Manics não pagaram nada para a usar, depois de o desaparecido Richey Edwards ter explicado à Jenny Saville, numa conversa telefónica como eram os temas do The Holy Bible. Depois dessa conversa, em vez de pagarem 30 mil libras à Saatchi Gallery, obtiveram a permissão da Jenny Saville para usar a pintura de borla.


Jenny Saville - Strategy (South Face/Front Face/North Face)


Mais informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Jenny_Saville, para uma breve biografia.

e para quem queira tentar perceber melhor a Jenny Saville, há uma entrevista de 2003 feita pelo Elton John (sim, esse Elton John.)


Jenny Saville: whether they love her work, hate her work, or simply don't know what to make of it, one thing everyone seems to be in agreement on is that this painter is one of the most daring of our time. Elton John gets the story - Interview




Modo de execução dos posts desta série:

1 - Um número à sorte
[para este post foi o 96, o número que aparece quando se carrega no link pode ser diferente]

2 - Uma obra referida na página do Art in the Modern Era correspondente ao número sorteado.
[se eu gostar dela...]

1 comentário: