11 abril 2007

Fotografia Panorâmica Interactiva 360°

Ao brincar com o Google Earth, acabei por descobrir dois sites muito interessantes. Tal como o titulo do post indica, ambos se dedicam à divulgação de fotografias panorâmicas interactivas. Para criar este tipo de imagens, são necessárias várias fotos de um mesmo local que são montadas em conjunto de forma a que se possa ter uma perspectiva do local como se estivessemos lá, a olhar a toda a volta.

Para fotografias panorâmicas de todo o mundo, o link a seguir é o da


Este projecto começou em 2004. Alguns dias por ano, nos solstícios de Verão e Inverno e nos equinócios de Primavera e Outono, fotógrafos de todo o mundo fotografam um tema comum, estando depois os resultados expostos no site. Quem tenha o Google Earth pode procurar pelas fotos nesse programa que os marcadores aparecem no mapa. No site explica como.

E para um site dedicado apenas a Portugal, o link a seguir é o do



No Portugal 360º encontram-se várias centenas de fotografias panorâmicas interactivas de uma extensa lista de localidades portuguesas. Há fotos de todo o país, e mesmo em cada cidade há quase sempre muito por onde explorar. Só da cidade do Porto há várias dezenas de fotografias de diversas zonas da ciade.
Também há fotos do interior de locais como o Mosteiro dos Jerónimos, bem como de praias, castelos, serras, e outros locais de interesse. Uma boa maneira de "viajar" por Portugal!

Mas melhor que as explicações, é mesmo ver umas fotografias panorâmicas interactivas! Aqui ficam dois exemplos.

O primeiro é a panorâmica 360º a partir do Jardim do Palácio de Cristal no Porto.
Para controlar, mexer e explorar a imagem, usa-se o rato. Os botões +/- no canto inferior esquerdo servem para fazer zoom.


E o outro exemplo, é a vista panorâmica das Ruinas dos Incas em Sacsayhuamán, na cidade de Cusco no Peru. Tal como na outra, nesta imagem também se deve usar o rato para arrastar e explorar a imagem.


Nota:
Para ver as fotografias panorâmicas, incluindo as presentes neste post, é necessário ter o Quicktime da Apple. O programa é grátis e encontra-se para download no site da Apple - http://www.apple.com/quicktime/download/.

1 comentário:

  1. Isto é o inicio das viagens virtuais... vá pra fora dentro de casa :) quando for de férias já vou mais leve... não preciso levar maquina fotográfica ;)

    ResponderEliminar