26 abril 2007

As ventoinhas assassinas da Coreia do Sul


Já que a Coreia do Sul está na moda, aproveito a onda para falar de algo extremamente ridículo. Não sei bem como, mas há uns meses lembro-me de ter andado a ler umas coisas sobre um medo que é comum a muitos coreanos... o medo das ventoinhas.
Eu explico. Na Coreia do Sul muitas pessoas acreditam que se adormecerem numa sala fechada, onde esteja uma ventoinha a funcionar, morrem. Há várias "teorias" para explicar este fenómeno [isto deve ler-se: eles acreditam que estas coisas podem acontecer]: o arrefecimento até à morte, isto é, a ventoinha fica tanto tempo ligada que arrefece o ar provocando hipotermia...; a sufocação, ou seja, a ventoinha cria um vácuo à volta da cara e impede a respiração; o envenenamento por dióxido de carbono, uma vez que as ventoinhas usam o oxigénio; e há ainda outras teorias!

Tenho ideia que não cheguei a mencionar isto no blog, e como hoje descobri o Fan Death, um site dedicado a esta fascinante temática, pensei que era uma boa altura para mencionar este assunto.

The only country to believe in fan death is South Korea. If you ask any Korean about fan death, they will almost certainly vehemently argue that it is indeed true. It seems Koreans of all ages, professions (including doctors) and education backgrounds believe it.

Não!... o Fan Death não é hoax! Hoje não é 1 de Abril! Isto é mesmo verdade!!
Outro local com informação preciosa sobre isto é o artigo da wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Fan_death.

Ah... e cuidado com as ventoinhas...

Sem comentários:

Enviar um comentário