07 abril 2007

300


A seguir aos 5-1, fiquei pelas Antas e fui ao Dolce Vita ver o 300 na última sessão. Apesar dos muitos corpos trespassados, das cabeças decapitadas, do sangue a voar por todos os lados, das caveiras e dos esqueletos, há um ligeiro feeling a isto é tudo feito por computador que não deixa que aquilo impressione assim muito. No entanto, não quero com isto dizer que o filme não seja interessante. E face à oferta do Dolce Vita para hoje, era sem dúvida a melhor opção.
O filme mostra-nos a enorme coragem do Rei Léonidas e dos seus 300 homens de Esparta na desequilibrada Batalha das Termópilas.


Para quem se interesse pelos detalhes do rigor histórico, uma visita até Frank Miller 300 Movie vs 300 Spartans History é essencial. Nessa página é efectuada a comparação entre aquilo que se vê no filme e o que realmente se julga que aconteceu. Entre outras coisas... nada de rinocerontes e elefantes, e aparentemente o rei Xerxes não era tão maricas. Mas como diz o Frank Miller... I didn't want to render Sparta in overly accurate terms, because ultimately I do want you to root for the Spartans.

Μολὼν λαβέ!

3 comentários:

  1. O filme é bom, mas a maior parte das pessoas nem mesmo sabe que é baseado em fatos reais!

    Abs.
    Carlos
    Lógico

    ResponderEliminar
  2. Maria: O Santoro levou com tanta caracterização e efeitos especiais em cima que é praticamente impossivel reconhecer o gajo. Eu só percebi que personagem era o Santoro quando vi o cast no imdb!

    ResponderEliminar