16 janeiro 2007

Uma aula de tic tac toe

Uma das últimas pesquisas que veio ter aqui ao estaminé:

como se joga o tic tac toe?




Pois bem, eu vou ensinar. O tic tac toe, mais conhecido por jogo do galo, é um jogo simples. É preciso dois jogadores, ou uma pessoa com dupla personalidade, para o poder jogar. O jogador escolhido para começar, inicia o jogo colocando um X (ou outro simbolo, mas isto é o normal... de qualquer forma, não vale a pena começar com versões avançadas enquanto se está a aprender a dominar o jogo do galo!) num dos nove lugares disponiveis visiveis na figura. O jogador pode colocar o X onde quiser, mas deve ter em atenção que o objectivo final é conseguir formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal apenas com os X. Por sua vez, o segundo jogador (ou jogadora, pois este é um jogo moderno que também é apropriado para elementos do sexo feminino!) terá que colocar um O num dos lugares ainda disponiveis (e não, não pode sobrepor o seu O ao X já colocado pelo primeiro jogador) tendo o mesmo objectivo final que o seu opositor. Obter uma linha horizontal, vertical ou diagonal apenas com os O. As jogadas são efectuadas de forma sucessiva e pela ordem definida no começo, nunca ultrapassando a nona jogada, visto que após esse movimento não há mais lugares disponíveis para colocar os X ou os O. Se após a nona jogada, nenhum jogador tiver conseguido obter a linha horizontal, vertical ou diagonal apenas com os seus simbolos, o jogo termina num empate. Se algum jogador conseguir obter uma linha horizontal, vertical ou diagonal antes da nona jogada, é imediatamente declarado vencedor e o jogo termina. Não interessa se o adversário seria capaz de atingir o objectivo de ter uma linha horizontal, vertical ou diagonal na jogada seguinte, o jogo do galo só permite a existência de um vencedor.

Para testar os teus conhecimentos práticos, chama um amigo, uma amiga ou até mesmo um papagaio, e experimenta o Tic Tac Toe. Também podes jogar sozinho, exercendo a tua dupla personalidade, ou contra o computador.

1 comentário:

  1. Ei Hugo obrigado, a minha vida não fazia sentido antes de ler este post, (isto acompanhado com aquelas músicas muito tristes que a fátima lopes tem lá no programa quando alguém está lá a contar as suas tragédias) obrigado por finalmente alguém explicar como se joga o jogo do galo.
    Obrigado por fazeres de mim alguém na vida.

    ResponderEliminar