29 outubro 2006

Relação entre o calor de Portugal e a censura no Irão

Há uns dias, encontrei um post num blog sobre a censura que fazem no Irão às revistas ocidentais. De acordo com um estudante universitário sueco, numa papelaria perto da Universidade de Teerão, vendem-se revistas estrangeiras... só que censuradas.

O que torna esta censura interessante é o facto de as autoridades iranianas usarem manchas de tinta preta e autocolantes brancos nas páginas das revistas censuradas. O resultado é que é obviamente perceptivel que há censura.

Para a análise da censura no Irão, este estudante sueco usou as 3 revistas que gostava mais de ler, a The Economist, a National Geographic e a Wallpaper. É natural que haja censura em outras revistas... mas descobri-lo fica para os leitores do 9-9 que se desloquem a Teerão, ok?

E que encontrei eu nas imagens das páginas censuradas na The Economist?
Duas belas páginas de publicidade para promover Portugal no estrangeiro que estavam censuradas! Parece que os conceitos de moda dos censores iranianos não contemplam espaço para peças como o bikini ou os calções de banho!





Apesar desta censura, nem tudo é mau no Irão. O facto de o dono da papelaria revelar ter "fashion magazines" não censuradas para vender secretamente é um bom sinal!

Para mais imagens de censura iraniana, e uma explicação detalhada em inglês...
More pictures of Iranian Censorship

Sem comentários:

Enviar um comentário