19 agosto 2006

Turismo


A procura de emprego levou-me ontem a um passeio por Lisboa. Partida de Campanhã às 9h, e 3 horas e uns minutos depois chegada ao Oriente. A acompanhar-me, além de uma imensidão de àrvores e nuvens na parte de fora, estiverem os Beirut, El Perro del Mar, Elliott Smith, I'm From Barcelona, R.E.M., The Arcade Fire e The Stone Roses, entre umas incursões a estações de rádio estranhas.


Depois da chegada ao Oriente, foi tempo de seguir para o Saldanha, e para isso segui num comboio suburbano até Entrecampos. Estes comboios enganam. Têm um aspecto feio por fora, mas por dentro são muito espaçosos e confortáveis. Depois do almoço tradicional, fast food [neste caso israelita] num centro comercial [Atrium], e do café no Monumental, seguiram-se os 40 minutos que me levaram a Lisboa.


A seguir à entrevista, e como o comboio de regresso estava marcado para as 21h, seguiu-se uma tarde de passeio pela baixa lisboeta. Do Saldanha, segui no Metro até aos Restauradores, e a partir daí fartei-me de andar a pé, tal como os numerosos turistas estrangeiros que se viam por Lisboa. Vi uma série de interessantes edificios, estátuas e monumentos ao longo da Rua Augusta, Rua da Prata, Rua do Ouro, Praça do Comércio, o Rossio, a Praça da Figueira, a entrada do elevador de Santa Justa [a fila para os bilhetes era muito grande!], o Rio Tejo, etc. E o bom tempo, sem calor excessivo, ajudou.


Ao final da tarde, regresso ao Oriente na linha vermelha do Metro, mais passeio pela zona do Parque das Nações. Passei pela entrada do Casino de Lisboa, mas não quis entrar para não lhes dar prejuízo. Ao jantar, matei as saudades do Porto a fome com uma francesinha no Vasco da Gama. Acho muito giro o pormenor de ter àgua sempre a cair na parte de cima do Vasco da Gama.
Às 9 da noite, regresso ao Porto no Alfa, e 3 horas e pouco depois chegada a casa. Fiquei sem perceber porque é que não fiz no Porto aquilo que fui fazer a Lisboa, mas deu para mudar de ares por um dia. E foi assim um dia de turismo na busca de um emprego.

Sem comentários:

Enviar um comentário