16 julho 2006

Não há só humanos no Last.fm

last.fm logo


Em 2004, um utilizador (http://www.last.fm/user/biddulph) do last.fm (na altura ainda conhecido por audioscrobbler) e também trabalhador da BBC nesse tempo, lembrou-se de criar uma conta para uma das estações de rádio da BBC - a 6 Music (http://www.last.fm/user/sekrit), que passou a registar as canções que eram emitidas na 6 Music.

Isto é possível porque neste momento a emissão da rádio é quase toda feita digitalmente com as canções guardadas em disco rigido, no entanto, como explicado por quem criou a conta da 6 Music no last.fm nem todas as canções que se ouvem na rádio ficam na conta (Last.fm isn't just for humans)

Por outro lado, desde que foi aberta houve momentos em que a conta não esteve a funcionar - pelo que li acho que passou a maioria de 2005 parado - mas em 2006 outro trabalhador da BBC e também utilizador do last.fm voltou a activá-la (http://www.last.fm/user/tristanf), pelo que agora funciona.

Além da pioneira BBC Radio 6, há agora mais rádios da BBC também com contas no last.fm:
http://www.last.fm/user/1ekrit (é da Radio 1, e está activa)
http://www.last.fm/user/2ekrit (é da Radio 2, e parece-me inactiva... ou então não passam muita música nesta estação)
http://www.last.fm/user/xekrit (é da 1Xtra e está activa)

Enquanto fiz este post, no Reino Unido alguma da música que por lá se ouvia era:
Na 6 Music, Mis-Shapes dos Pulp e Take What You Take da Lily Allen, na Radio 1 Keane com Is It Any Wonder e BeatFreakz com Somebody's Watching Me, e na 1Xtra os sons eram Omarion com Entourage e Super Cat com Ghetto Red Hot.

Quanto à minha conta no last.fm é http://www.last.fm/user/dioxido e só tenho pena de não poder registar na conta o que ouço no leitor de mp3 - apenas o que ouço quando estou no pc -, precisava de um ipod ou um creative zen para o poder fazer.
Quem me oferece um?

E para terminar, há que dizer que gostei muito da renovação de visual e funcionalidades que o last.fm sofreu nestes ultimos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário