16 novembro 2005

transportes no porto


O Governo é PS (e eu fui um dos que votei para que assim fosse, e espero que lá fique os 4 anos) e a maioria dos autarcas que o Metro do Porto serve são PSD.
O que se passa no Metro do Porto não é mais que uma luta politica para que quando chegar a hora de mostrar obra feita, o Governo possa dizer que foi graças à sua intervenção que se conseguiu concluir o Metro do Porto. Derrapagem financeira?... Linhas de Metro muito caras?... Este artigo do JN é bem interessante...
Espero que o facto de o Estado assumir a gestão do Metro não emperre o projecto e que não se perca (mais) tempo em joguinhos polticos.
Só quem ignora o facto de a cidade do Porto ser literalmente invadida todos os dias por pessoas de Gondomar, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia e outras... é que pode pensar que o Metro do Porto é um capricho. É essencial que esta região tenha um sistema de transportes públicos eficaz, e o Metro será um dos pontos fortes desse sistema. Quanto mais depressa ficar concluido melhor. E é óbvio que é caro, mas é algo que será utilizado por milhares de pessoas, provavelmente durante um longo período de tempo, haverá certamente tempo para rentabilizar o investimento.
Mas eu ainda acredito que tudo acabará por ser feito, naturalmente com os infelizmente tipicos atrasos portugueses.

O que eu sei é que se fosse hoje o terramoto de 1755, nunca deixariam o Marquês de Pombal reconstruir Lisboa, porque iria ficar muito caro..., e se o terramoto fosse no Porto acho que o Marquês nem sequer tentaria a reconstrução.

Sem comentários:

Enviar um comentário