21 novembro 2005

Eleições Presidenciais


CAPÍTULO II
Apresentação de candidaturas
SECÇÃO I
Propositura das candidaturas

Artigo 13º
Poder de apresentação de candidatura
1. As candidaturas só poderão ser apresentadas por um mínimo de 7.500 e um máximo de 15.000
cidadãos eleitores.
2. Cada cidadão eleitor só poderá ser proponente de uma única candidatura à Presidência da República.


Artigo 14º
Apresentação de candidaturas
1. A apresentação de candidaturas faz-se perante o Supremo Tribunal de Justiça até trinta dias antes da
data prevista para a eleição.
2. Terminado o prazo para a apresentação das candidaturas, o Presidente mandará afixar por edital à porta
do edifício do Tribunal uma relação com o nome dos candidatos.


Como as eleições estão marcadas para dia 22 de Janeiro, quem consiga reunir o minimo de 7500 assinaturas até 22 de Dezembro pode entrar no boletim de voto. Não é fácil saber ao certo o número de pré candidatos que existem (desconheço se algum deles já apresentou a candidatura no Supremo Tribunal de Justiça... presumo que ainda não)... mas consegui contar 19.
Para que todos fossem candidatos seriam necessárias, no minimo, 7500*19=142500 assinaturas diferentes. É muita assinatura! E nenhuma delas será minha, que acho injusto apenas poder contribuir para propor uma candidatura. Não seria correcto da minha parte, propor um candidato e deixar de parte os outros todos. ( E não me venham com o argumento de que se toda a gente pensasse como eu, não havia candidatos. Era o que mais faltava que toda a gente pensasse como eu, era o fim do mundo. Já agora, se não existissem mesmo candidatos, o Sampaio seria obrigado a fazer tempo extra?...Alguém sabe se esta situação está prevista?... Não deve estar, não é?... Somos uns optimistas! )
E seriam necessários, no minimo, 285000 documentos, já que não basta assinar uma folha. É preciso uma "Declaração de propositura" e um "Requerimento de certidão de eleitor".
Não é fácil conseguir ser candidato presidencial!

Pela minha parte, dia 22 de Janeiro é provável que vá votar. Não sei ainda em quem, mas ainda nem há candidatos oficiais, porquê ter pressa?

No post seguinte, a lista completa com os 19 senhores que pensam ser a pessoa ideal para tomar conta do Palácio de Belém. E com os links para os sites, blogs ou afins que eles tenham. Se eu os conseguir encontrar... que só para encontrar a lista com os 19 nomes foi uma trabalheira!

Sem comentários:

Enviar um comentário